quinta-feira, 28 de março de 2013

Comissão das Águas quer envolver os 36 Comitês de Bacia

Instalada nesta quarta-feira, dia 27 de março, em solenidade no Salão Nobre da Assembleia, a Comissão Extraordinária das Águas já definiu a realização de 12 encontros regionais, com a participação dos membros dos 36 Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas, para garantir a discussão dos problemas in loco, com dados classificados por temas e territórios para embasar o Relatório Final. O objetivo da Comissão é verificar a situação dos recursos hídricos do Estado, rever a legislação sobre o tema e propor, bem como fiscalizar, investimentos em saneamento básico. Para tanto, os parlamentares pretendem trabalhar com uma pauta diversificada, que abrangerá a proteção dos recursos hídricos e o seu uso sustentável, o diagnóstico das Bacias Hidrográficas, a irrigação,o acesso à água potável, condições climáticas e saneamento, entre outros.

 Água tratada no Semiárido

 O deputado André Quintão, que é membro suplente da nova Comissão, afirmou que vai priorizar a questão dos recursos hídricos no semiárido mineiro, compreendendo as regiões Norte e os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, que sofrem com graves problemas de estiagem e desabastecimento de água e têm diversas localidades onde não há água tratada sequer para o consumo humano, nem serviços básicos de esgotamento sanitário.

André também defendeu que a Comissão discuta o conflito entre preservação ambiental e atividade minerária, principalmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte, bem como os direitos dos cidadãos: “Hoje, muitos cidadãos pagam em suas contas de água por serviços que não são ofer ecidos pela concessionária no Município”, afirmou. Participaram da solenidade a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho Melo, e o coordenador-geral do FórumMineiro de Comitês de bacias, Hideraldo Buch. A Comissão será presidida pelo deputado Almir Paraca (PT).

Informações do boletim eletrônico do Deputado André Quintão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário