sábado, 23 de março de 2013

Livro aborda mulheres e reforma agrária na América Latina

O Seminário Internacional Políticas Públicas para Mulheres Rurais na América Latina e Caribe, que aconteceu até quarta-feira (20), no Instituto Rio Branco, em Brasília, foi cenário para o diálogo sobre o protagonismo das mulheres no meio rural e na luta pela terra.

Para fortalecer o debate, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançou no evento o livro “A louca de Las Yagrumas e outras mulheres”, com a presença da autora, a engenheira agrônoma cubana Mavis Dora Álvarez Licea. O lançamento da publicação foi promovido pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) e pela Diretoria de Políticas para as Mulheres Rurais. “A louca de Las Yagrumas e outras mulheres” reúne histórias de mulheres que participaram do processo de luta pela terra a partir da promulgação da primeira Lei da Reforma Agrária de Cuba, em 1959, fato que marcou a Revolução Cubana.

Por meio de histórias de mulheres que participaram da luta pela terra, a publicação da Série NEAD Especial traça um panorama dos anos conturbados de implantação da reforma agrária cubana, contexto marcado por mudanças sociais profundas no país. As narrativas apresentam o papel das mulheres como sujeito desse embate político, lutando não apenas pelo direito pela terra, mas pelo direito ao reconhecimento do seu protagonismo.

O livro também foi lançado com a presença de Mavis no Rio de Janeiro, às 14h desta sexta-feira (22) na sede do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/ UFRRJ).

Fonte: NEAD/MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário