sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Nova Lima realiza evento sobre mobilidade urbana na RMBH

Cidade é a 11ª a receber encontro que auxilia municípios com mais de 20 mil habitantes a elaborar planos de mobilidade

Nesta segunda-feira (02), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, de 8h às 17h, na Casa Fiat de Cultura, em Nova Lima (RMBH), o encontro da Agenda com os Municípios: Construindo Planos de Mobilidade Urbana. O evento encerra as atividades do Fórum Técnico Mobilidade Urbana - Construindo Cidades Inteligentes, que visa a sensibilizar as autoridades e os cidadãos das cidades mineiras a elaborar leis de mobilidade urbana até 2015. O presidente da Comissão de Assuntos Municipais, deputado estadual Paulo Lamac, é o coordenador do Fórum.
As normas de mobilidade urbana são exigidas pela Lei Federal 12.857, de 2012, e deverão ser elaboradas em todos os municípios com mais de 20 mil habitantes. Para colaborar com os municípios, a ALMG organizou uma agenda com 11 eventos regionais. Já foram realizados encontros em Montes Claros, Viçosa, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Conselheiro Lafaiete, Uberlândia, Patos de Minas, Curvelo, Divinópolis e Varginha. O formato dos encontros é de palestras pela manhã e oficinas à tarde. Nas oficinas, há espaço para debate e troca de ideias.
As normas de mobilidade urbana são exigidas pela Lei Federal 12.857, de 2012, e deverão ser elaboradas em todos os municípios com mais de 20 mil habitantes. Lamac destaca que de forma pioneira no país, o Fórum Técnico da ALMG vem discutir a legislação e buscar auxiliar os municípios mineiros, que deverão compreender em profundidade a dimensão deste desafio. "Mobilidade urbana é um assunto que fará parte de vários debates pelo Brasil afora. É uma discussão complexa, que afeta a vida de todos, com problemas de difícil resolução e que não têm um caminho único. É necessária a união de esforços do poder público e de toda a sociedade, para identificar conjuntamente os propostas desenvolvidas e as soluções que devem ser aplicadas", ressalta o coordenador do Fórum.
Evento: Encerramento do Fórum Mobilidade Urbana - Construindo Cidades Inteligentes (Agenda com os Municípios da RMBH)
Local: 
Casa Fiat de Cultura ((Rua Jornalista Djalma Andrade, 1250 - Belvedere)
Dia: 02 de dezembro (segunda-feira)
Horário: 
8h30 às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário