quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Bem-vindo 2014 de bicicleta!

A previsão deste ano é que a poluição vai aumentar e o combustível também, mais pessoas enfrentarão também problemas de saúde pelo sedentarismo e como conseguir um mundo mais sustentável pelo ativismo? Que tal deixar mais o carro em casa e andar a pé para distâncias pequenas e de bicicleta parta as maiores? Está certo de que muitas das grandes cidades do Brasil e da América Latina não estão adaptadas para ciclistas e esse é um bom motivo para lutar: pedir mais ciclovias em sua cidade, respeito ao ciclista e atitude para começar a pedalar. Durante todo este ano de 2014 destacaremos atitudes que podem tornar a vida mais sustentável e começamos pelo Campeonato Carioca de Cargueiras.

Inspirada nas Svajerløb dinamarquesas, será realizada em maio de 2014 a primeira corrida de entregadores em bicicleta da América Latina. O Campeonato Carioca de Cargueiras. Desde já está lançada a pergunta, quem será o Rei do Rio? A pedalada vai ser viking. Afinal foi em 1942 que os malemolentes entregadores dinamarqueses tiveram o seu primeiro campeonato.

Um evento que valorizou os que faziam fluir a cidade e que aconteceu até a popularização das vans de entrega nos anos 1960. A idéia da corrida reapareceu em Copenhague em 2009 e, claro, foi sucesso e diversão nas ruas. Copacabana tem uma massa invisível de ciclistas, os heróis do proletariado. São os responsáveis por mais de 11.000 entregas diárias feitas em bicicletas e triciclos. Todos eles estão em uma situação parecida aos que pedalavam em Copenhague nos anos 1940.

 Mais de 70 anos depois da primeira Svajerløb, valorizar as pessoas que utilizam a bicicleta, essa invenção com mais de 125 de bons serviços prestados, é um passo em busca de inclusão social, e também um evento irado. No Rio de Janeiro vão haver prêmios para os entregadores mais bem colocados, mas a vitória será de todos esses heróis invisíveis que transportam de tudo pelas ruas. Já está no ar o crowdfunding e você pode entender mais sobre o Campeonato Carioca de Cargueiras através do http://Copenhagenize.eu.


Confira vídeo: http://vimeo.com/82132593

Quer mandar sua sugestão de pauta para Diálogos Sustentáveis de atitudes que fazem a diferença e de como se mobilizar coletivamente por um mundo melhor? info@imersaolatina.com

Um comentário:

  1. Em Belo Horizonte, MG, o tema vai continuar na pauta em 2014, vez que foi implantado recentemente o Conselho de Mobilidade Urbana, com boa participação da sociedade cvil, técnicos e governo. Também anunciado para este ano a instalação de pontos públicos para aluguel de bicicletas

    ResponderExcluir