quarta-feira, 26 de março de 2014

Articulação internacional contra incineração de resíduos

No próximo dia 28 de março,  às 16 horas, o Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Belo Horizonte (FMLC- BH) e Observatório da Reciclagem Solidária (ORIS) recebem Magdalena Donosco, representante da Rede Internacional GAIA (Aliança Global Anti-Incineração – Global Anti-Incineration Alliance). A representante da GAIA realiza um bate-papo sobre a conjuntura da incineração, suas ameaças socioambientais, as mudanças climáticas e o trabalho com os catadores. A atividade será realizada no Reciclo, à Rua da Bahia, 2164, Bairro Lourdes- Belo Horizonte.
Minas Gerais e Belo Horizonte vivem as ameaças da incineração. Para a professora Sônia Dias, membro do ORIS,  o debate  é um momento de discussões do que ela considera ser qualquer forma de queima de rersíduos “uma  afronta à sustentabilidade no seu conceito mais amplo, qual seja de inclusão social e proteção ao meio ambiente”.
O encontro no Reciclo fortalece a articulação do Projeto Cidades Inclusivas, que vem debatendo a realidade dos resíduos no planeta. O Projeto preconiza o envolvimento direto da Aliança Global dos Catadores Materiais Recicláveis, que reúne, em fóruns internacionais, representantes das associações de catadores de diversos países.
Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do Insea

Nenhum comentário:

Postar um comentário