sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Sete Ecos convida para sete dias de imersão em permacultura


Curso de Design em Permacultura

Sete dias de imersão profunda ao campo de conhecimentos e de práticas que possibilitam integração com sistemas produtivos, construtivos e ecológicos para o permanecer na consciência integral do ser inserido em seu ambiente natural da criação de espaços que imitem os ecossistemas naturais, causando impactos positivos nos campos sociais, ambientais, econômicos e culturais. Visão para a sustentabilidade, movimentos que inspirem ações comunitárias na construção dessa linda troca de sabores e saberes. O recordar da memória ancestral para a espiritualidade ecumênica na celebração desse compartilhar.
Com ações voltadas para a valorização dos saberes ancestrais em conciliação com o conhecimento científico surge a permacultura, fusão das palavras “cultura + permanente”, como um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis, ecologicamente corretos, economicamente viáveis e socialmente justos, cujos os padrões se assemelham ou imitam a natureza. Como um fenômeno social mundial, cada vez mais pessoas se unem com propósitos de ecologia profunda e integral, economia solidária e evolução espiritual, vivendo em comunidades sustentáveis ou ecovilas, sítios experimentais ou ainda organizados em redes urbanas e colaborativas.
PDC, sigla em inglês que significa “Permaculture Design Course”, é a formação oficial pela qual qualquer pessoa passa para se tornar um permacultor. Oficialmente esse curso segue um padrão de qualidade por todo o mundo, e foi estabelecido pelos cientistas e criadores da Permacultura, Bill Mollison e David Holmgren.
O projeto permacultural resulta na integração harmoniosa entre as pessoas e a paisagem, com a proposta de criar sistemas de produção da vida integrados em todas as suas fases, com maior resiliência, autonomia e aproveitamento total de energia gerada, por meio da transformação de resíduos em insumos. Em suma, a possibilidade de compreender como podemos manter, proteger e causar impactos positivos no nosso meio-ambiente, elevar a nossa qualidade de vida e assegurar um futuro mais promissor e digno para as próximas gerações.
 



Símbolo da permacultura. A serpente que morde o próprio rabo é uma imagem presente em diversas culturas ancestrais. Representa a roda da vida, o ritmo presente na natureza, os ciclos de nascimento e morte. Em última instância, pode ser interpretada também como a roda da história, e a lei da ação e reação: tudo aquilo que cada um faz, retorna para si mesmo de “alguma maneira”.

Conteúdo Programático
Introdução à Permacultura: Ética, Princípios, Conceitos, Padrões, Elementos, Fluxos, Setorização, Zoneamentos, Metodologias de Design, Leitura da paisagem, leitura de mapas, construção de mapa de informações.
Produção de Alimentos: Soberania alimentar, roçado, agrofloresta, plantios anuais e perenes, cultivos consorciados e rotação de culturas, hortas, jardins comestíveis, espiral de ervas, banco de sementes, estufa, viveiro de mudas, criação animal (galinheiro rotacionado e móvel), compostagem de resíduos orgânicos, minhocários, adubação verde, biofertilizantes e biodigestores.
Manejo Sustentável da Água e Saneamento Ecológico: sistemas de captação, armazenamento, tratamento e distribuição (irrigação) de água, em que constam: Açudes, tanques, cisternas, aquicultura e alagados, bombeamento, sistemas de irrigação, banheiro seco, filtros biológicos, filtros de carvão ativado, fitorremediação, conservação, recuperação de nascentes e produção de águas.
Sistemas Sociais: Ecopedagogia, Ecovilas e Comunidades Intencionais (Dimensão Social, Dimensão Ambiental e Dimensão Econômica), Negócios Verdes, Sistemas Financeiros Éticos. Comunicação não Violenta, Saúde e Bem Estar Espiritual.
Tecnologias para Aproveitamento das Fontes Renováveis de Energia: Micro-hidroelétricas, células fotovoltáicas, painéis solares, mini eólica, cozinha solar, iluminação com LEDs, aquecimento de água e ambientes.
Bioconstrução/Sistemas Autônomos Construtivos: Bambu, bambu a pique, pau a pique, taipa de pilão, cob, adobe, super/hiper adobe, calfitice, telhado verde, telhado de pet, madeira, ferrocimento e solo cimento.
Permacultura Urbana: Práticas ecológicas, hortas verticais, hortas comunitárias, compostagem de cozinha, uso eficiente da energia.

                                    
Maiores informações e inscrições em http://seteecos.com.br/eventos/

Atenciosamente,

Marconi
Equipe Sete Ecos

Nenhum comentário:

Postar um comentário