segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Leonardo Boff lança o livro Ecologia, Ciência e Espiritualidade no Sempre um Papo

O escritor, teólogo e filósofo, Leonardo Boff, participa do Sempre Um Papo neste mês de outubro. Ele fará o lançamento e o debate do seu livro “Ecologia, Ciência e Espiritualidade”(Ed. Mar de Ideias). A obra propõe uma análise dos três temas, a partir de um conjunto de reflexões feitas pelo autor nos últimos anos em artigos, conferências e participações em congressos no Brasil e no exterior, e que foram utilizadas pelo Papa Francisco como referência para o desenvolvimento da nova encíclica. O evento ocorre no dia 27 de outubro, terça-feira, às 19h30, no auditório da CEMIG, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita.

Em “Ecologia, Ciência, Espiritualidade” o tema ecologia ocupa um lugar central, objeto de continuada visitação ao redor deste tema, no qual se articulam os principais problemas da humanidade em fase planetária. A parte dedicada à ciência recolhe discussões surgidas do diálogo com a nova cosmologia em relação com a ecologia e com a teologia. A parte da espiritualidade procura enfatizar a necessidade de uma visão diferente do mundo que abre a mente para a gravidade dos problemas atuais e alimenta a fantasia criadora para soluções que nos podem salvar.

LEONARDO BOFF, doutor em teologia e filosofia no Brasil e na Alemanha, foi durante mais de 20 anos professor do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. É autor de mais de 70 livros, entre os quais: “Homem: Satã ou Anjo Bom?”, “Brasa Sob Cinzas”; “O Rosto Materno de Deus” e “Igreja: Carisma e Poder”. Participa da Comissão Internacional da Carta da Terra. Em 2001, por seu compromisso com a justiça dos pobres e com a ecologia, foi agraciado com o Prêmio Nobel Alternativo da Paz.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Sempre Um Papo

Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, há 29 anos, o "Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5.000 eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos sábados e domingos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site www.sempreumpapo.com.br, estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. Há dois anos Afonso Borges conduz, na Rádio CBN Belo Horizonte, o boletim “Mondolivro – o blog sonoro da literatura”.

Serviço:
Sempre Um Papo com Leonardo Boff
Data:  27 de outubro, terça-feira, às 19h30. Entrada gratuita.
Local: Auditório da CEMIG –Rua Barbacena, 1200, – Bairro Santo Agostinho – Belo Horizonte



2 comentários: