terça-feira, 5 de abril de 2016

Imersão Criativa no Rio Doce

Nos 5 meses de lama escorrendo pelo Rio Doce Imersão Latina lança projeto com as comunidades do watu, como é conhecido o rio Doce pelos Krenak





Fotos: Índios KRENAK - BBCBrasil

5 de novembro de 2015, um dia que não dá para apagar da memória. 5 meses depois, mas de 700 quilômetros do Rio Doce estão com a lama da barragem de Fundão, fruto da mineração da Samarco, em Bento Rodrigues. o maior desastre ambiental que o Brasil já presenciou. Até hoje a lama continua a ir rio abaixo, até o mar. Várias ONGs já estão atuando na região e o Imersão Latina não podia fechar os olhos e cruzar os braços, sem cooperar para que a memória das comunidades no entorno da bacia do rio Doce seja uma força que grite contra toda esta realidade de vários povos que sofrem com a atividade extrativista, da mineração em tantos países. Para os Krenak, o rio Doce é considerado um avó sábio, chamado por eles de Uatu.

 O Imersão Latina, por ser um Instituto que trabalha em defesa dos direitos dos povos à cultura, comunicação e valorização de suas identidades e memórias, propõe por este projeto realizar um trabalho de Imersão Criativa em três escolas da região do Rio Doce e promover o contato dos indígenas Krenak que foram impactados negativamente com a tragédia da queda da barragem da Samarco em Bento Rodrigues, Distrito de Mariana.

O projeto será realizado em três cidades do Rio Doce. Em localidades diferentes ao longo do rio. Em duas escolas nas proximidades de Mariana e outra na Escola Pública Estadual de Resplendor, que trabalha com Educação Indígena. Ela fica na Comunidade Watu, dentro da reserva indígena. Para isto, estamos neste mês de abril realizando contatos com a Secretaria Estadual de Educação que já tinham sido iniciados na elaboração do projeto ao final do ano passado e estão sendo retomados.

Apoio

Estamos em processo de negociação com a Brazil Foundation, que escolheu 10 projetos de todo o Brasil para apoiar, mas o apoio ainda não chegou e o valor é apenas uma ajuda, portanto precisamos de mais doações para a realização da pesquisa, diagnóstico local, mobilização e também para as viagens, afinal, teremos que ir na região muitas vezes. Quem quiser ajudar, pode fazer uma doação ao Instituto Imersão Latina Os que fizerem, faremos menção nos agradecimentos de um caderno de expressão que produziremos com as comunidades do entorno e também em um vídeo que produziremos para exibir durante o Fórum Social Mundial, em agosto, em Montreal, no Canadá. Todo apoio é bem vindo.

Faça uma doação e ganhe livros.
Cada R$20,00 depositado, dá direito a um livro.
Deposite no: BANCO DO BRASIL - Agência 3014-7 - conta-corrente: 135533-3
Instituto Imersão Latina
 
Envie o comprovante de depósito com seu endereço para: imersao@imersaolatina.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário